sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DA OBRA CINEMATOGRÁFICA “O CLUBE DO IMPERADOR”


*ADELSON RAMOS VILHENA
*FARNEY GLEISON ALMEIDA LIMA
*FRANCISNEY GUERREIRO
*JAQUELINE SARMENTO DA SILVA
*LETÍCIA DA COSTA ARANHA SILVA
*MARCELO GOMES GONZÁLEZ
*Acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Vale do Acaraú

1 INTRODUÇÃO
Através de uma análise aprofundada sobre os assuntos ética, moral e valores, encontrados explicitamente em alguns trechos da obra cinematográfica “O clube do Imperador”, e em outros momentos de forma mais camuflada, sendo que, se inclusos em um contexto atual, os alunos do colégio para garotos Sr. Benedict’s seriam os cidadãos de uma sociedade e o professor e os outros disciplinadores, os governantes desta sociedade. Disciplinadores estes que em alguns momentos transgrediram a moral e valores impostos pela sua instituição.
O objetivo deste trabalho é apresentar os temas valor, ética e moral, cuja finalidade é aprofundar-se em conhecimentos acerca do tema, onde pode-se obter informações relevantes sobre sua importância para o convívio em sociedade, pois sabe-se que valor sempre será a relação entre o sujeito que valora e o objeto valorado, moral um conjunto de regras de condutas assumidas pelos indivíduos de um grupo social e a ética, por sua vez, é mais abstrata, constituindo a parte da filosofia que se ocupa com reflexão sobre noções e princípios que fundamentam a vida moral.
Primeiramente será exposta a caracterização da obra, que seriam os dados relevantes para a melhor compreensão do conteúdo a ser abordado. Como, o nome do autor/diretor, o nome do ator principal, quantos minutos a obra tem, e uma breve sinopse do desfecho do filme.
Por fim, será feita a utilização de um questionário com oito perguntas, já debatidas e respondidas pelo grupo, pois o questionário foi a melhor maneira que se encontrou para discutir os assuntos ética, moral e valores, inclusos no filme, e assim apresentar um trabalho mais coeso e de fácil compreensão.

2 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DA OBRA
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA OBRA
O filme “O clube do imperador” dirigido pelo diretor Sidney Kimmel tendo como ator principal Kelvin Kimmel, retrata o lema do colégio para rapazes Sr. Benedict’s, “O fim depende do começo”, colégio esse frequentado pela nata da sociedade americana. Filhos de gente rica e importante. É neste ambiente, cujos alicerces são tradição e honra, que leciona o professor Handert, um apaixonado pela história antiga, que dá aula onde a alegria e a emoção estão sempre presentes. Um aluno em especial começa a incomodar. Trata-se do arrogante Sidgewick, filho de um respeitado senador, que inicia uma guerra particular contra o mestre. Uma batalha de egos e vontades que dura mais de 25 anos.

2.2 ANÁLISE DA OBRA CINEMATOGRÁFICA
a) Quais as passagens do filme que você observa a transgressão de valores e regras morais?
Ø  Quando o aluno Sedgewick chega, na sala de aula, atrasado, e se retrata ao professor de forma contraditória, em não atender as normas e regras do mestre.
Ø  Quando o aluno induz a turma a ter um comportamento nada adequado ao fechar os livros juntos.
Ø  Quando o professor chama o aluno, frente à turma para responder algumas perguntas e o garoto responde as perguntas zombando do mestre.
Ø  Quando o professor interfere na  norma  da  instituição,  ao  emprestar  o  livro  para  o
aluno Sedgewick, mesmo sabendo que era errado.
Ø  Quando o aluno Sedgewick induz seus colegas a ultrapassar os limites da instituição indo para o outro lado do lago, onde se encontra um colégio, também tradicional, para garotas.
Ø  Quando o professor altera a nota do aluno Sedgewick para o mesmo ingressar no  concurso  do “Senhor Julio Cesar”.
Ø  Quando o ex-aluno, já presidente convida o professor para uma revanche, e mantém a mesma postura, colando.

b) Como você avaliaria do ponto de vista moral o comportamento da direção do colégio Sr. Benedit’s no caso do aluno Sedgewick?
A direção da instituição teve um posicionamento não correspondente às atitudes consideradas errôneas do aluno Sedgewick, pelo mesmo ser o filho de um influente senador dos Estados Unidos. Com isso tendo seus privilégios, pois há quebra de ética, tradição e honra de uma instituição tradicional.

c) Ainda no caso do aluno Sedgewick, como você avaliaria do ponto de vista moral o comportamento do professor?
O professor quebra a moral e fica cego ao erro, quando na tentativa de ajudar o aluno Sedgewik prejudica outro aluno pensando que poderia moldar um caráter que já está determinado pelos laços familiares inconsistentes do rapaz.

d) Como você agiria neste caso, como diretor do colégio e como professor?
Do ponto de vista tanto do diretor como do professor, temos que ter o mesmo pensamento e atitudes, no que se refere à maneira de transmitir o conhecimento, sem haver diferenças entre culturas, classes sociais e outros.

e) A que fatores você atribui as causa do comportamento moral do aluno Sedgewick? O colégio, a família, a sociedade, quem teve participação e a que nível?
À família, pois o pai teve maior participação, chegou há um nível que o mesmo não tinha um dialogo com seu filho tratava ele com opressão, não existia  um  laço  familiar  e fraterno entre os mesmos, sem ética, moral e caráter.

f) Faça um paralelo reflexivo entre o caso do aluno Sedgewick e o lema do colégio Sr. Benedit’s: “O fim depende do começo!”. Será que o lema se cumpriu em sua vida? Qual a participação da escola nesse desfecho?
Sim, se cumpriu, pois o garoto Sedgewik tinha uma família sem laços fraternos consistentes, ou seja, seu caráter passaria a ser moldado desde o momento em que seu pai o ignora até às formas em que era tratado com arrogância no decorrer de sua vida. A escola, por sua vez, tem o papel de ajudar em sua formação, mas não interferiu quando foi preciso, e ficou subordinada ao poder, às regras e a uma sociedade onde manda que tem mais dinheiro, a escola pecou, pois no momento de corrigir passou a mão na cabeça do aluno e possibilitou que continuasse com suas trapaças porque tinha um pai influente.

g) Faça seus comentários pessoais sobre a validade da utilização da obra cinematográfica como suporte para a compreensão dos temas ética, moral e valores.
Através do filme podemos ter uma visão critica e construtiva acerca do conceito de ética, moral e valores, pois o aprendizado com o desfecho do filme nos induz a evitar o que é prejudicial para atingir os fins propostos. Como por exemplo, burlar as regras de conduta impostas por uma sociedade.

h) Que outros fatores ligados ao tema, que não foram abordados, que você despertou ou gostaria de comentar?
Métodos didáticos mais flexíveis como dar voz ao aluno possibilitando sua estruturação como sujeito transformador do meio social.
Acompanhamento psicossocial, através da participação da família na educação do aluno, não deixando apenas como responsabilidade da instituição de ensino.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A obra cinematográfica “O clube do imperador” tem como principal objetivo, se tratando de ética, moral e valores, conceituar ou esclarecer esse assunto que na atualidade pouco se discute dentro de uma sociedade e quando de discute sobre ética, moral e valores os atuantes da discussão, quase sempre, não sabem conceituar o que dizem.
O filme retrata o dilema de um professor que acreditou no potencial de um aluno culto, porém rebelde, debochado, teimoso, mas com tudo isto tentou modelar o caráter deste. Para a constatação deste docente Sedgewick, foi uma decepção.
Através do filme pode-se ter uma visão crítica e construtiva acerca do conceito ética, moral e valores, pois o aprendizado com o desfecho do filme induz-se a evitar o que é prejudicial para atingir os fins propostos. A questão principal é de que maneira pode-se na relação entre professor/aluno de maneira ética, pautada em valores sólidos, visto que o mundo nos mostra não valer a pena, pois a educação de base, a educação familiar vem de berço e o acompanha, e é bastante difícil de modelar, é possível modificar, caso seja necessário, mas em se tratando de um colégio tradicionalista e dispendioso, onde o diretor é comunicado que o aluno está burlando as normas, no caso “colando”, e por ser filho de senador esta falha não deve ser reparada imediatamente, mostrando a impunidade em relação aos poderosos. Pois numa sociedade em que as bases éticas estão rachadas, em parte pelo descaso de muitos, há princípios inegociáveis, ensinar virtudes e partilhar valores, nos incita reflexão em torno da influência docente na conduta moral de seus alunos e a seriedade desse comprometimento, pois a vida de um professor se prolonga em outras vidas.
O pior mesmo é saber que a origem de tudo isso, a raiz de todo mal, deste mundo “real” e utilitarista em que vivemos, está na família: “o fim depende do começo”. Pois, ao abordar os seus filhos para que sejam criados pelas babás, pelas televisões, pelos amigos também órfãos de pais vivos, mas ausentes, afinal, só tem-se tempo para correr em direção ao pote de ouro, assim criando uma geração doentia em que o lucro financeiro é maior do que o amor, em que droga é mais importante do que ética. E o mais triste, para essas pessoas, é saber que um dia quer queira, quer não, serão forçadas a se olharem num espelho e verão quem realmente são, se depararão com uma vida vivida sem virtudes, sem princípios, sem padrão moral.

REFERÊNCIAS
O CLUBE DO IMPERADOR. Sidney Kimmel. 104 min. Son. Color.

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